O treinador Mano Menezes e o presidente Duilio Monteiro Alves estabeleceram um acordo no Corinthians para evitar possíveis complicações no elenco durante a reta final do Campeonato Brasileiro e não vão tratar sobre a lista de dispensa do Timão tão cedo.
O Corinthians tem nove jogadores cujos contratos se encerram em dezembro deste ano: Fábio Santos, Gil, Bruno Méndez, Cantillo, Maycon, Paulinho, Renato Augusto, Giuliano e Ruan Oliveira. Até o momento, nenhum deles foi abordado para discutir a renovação contratual.
O presidente Duilio expressou o desejo de antecipar algumas decisões para 2024, mesmo que ele não continue na presidência no próximo ano, uma vez que não buscará a reeleição e apoia André Negão, enquanto o nome da oposição é Augusto Melo.
No entanto, o treinador Mano Menezes se opôs a essa abordagem. Ele acredita que não deve haver tratamento diferenciado entre os jogadores. Se a renovação for discutida com um atleta e não com outros, isso poderia causar impactos significativos no dia a dia da equipe. Além disso, há pressão dos empresários dos jogadores para obter definições.
A comissão técnica defende a priorização da permanência na Série A do Brasileirão como o único foco no momento, deixando as discussões de renovação para mais adiante.
Atualmente, o Corinthians ocupa a 13ª posição na tabela, com 40 pontos, estando a cinco pontos da zona de rebaixamento. Assim que o time estiver livre de qualquer risco de rebaixamento, será o momento adequado para negociar e definir o elenco para o próximo ano.
Aqui está a situação de cada jogador:
- Fábio Santos, 38 anos: O lateral-esquerdo provavelmente se aposentará, e o Corinthians não planeja renovar seu contrato.
- Gil, 36 anos: O zagueiro apresentou melhora no desempenho na reta final da temporada, o que aumenta as chances de renovação. Há sondagens de outros clubes.
- Renato Augusto, 35 anos: A situação do meia é incerta. Tecnicamente, sua importância é inegável, mas fisicamente ele enfrenta dificuldades para manter uma sequência de jogos. Seu estafe busca um contrato de dois anos.
- Paulinho, 35 anos: O meio-campista se recupera de cirurgia no joelho e deve renovar, pelo menos para concluir seu tratamento.
- Giuliano, 33 anos: O meio-campista teve altos e baixos ao longo da temporada, mas teve um desempenho melhor sob o comando de Mano Menezes, que é favorável à sua permanência.
- Maycon, 26 anos: O volante está emprestado pelo Shakhtar Donetsk (UCR) até dezembro. O Corinthians tem prioridade de compra, mas o preço ainda não foi definido no contrato. Os ucranianos não desejam outro empréstimo. Mano também apoia sua renovação.
- Cantillo, 29 anos: O volante colombiano será dispensado e já está buscando um novo clube para 2024.
- Bruno Méndez, 24 anos: O zagueiro uruguaio está nos planos do Corinthians, mas a negociação para sua renovação é complexa, e a tendência é que ele não permaneça.
- Ruan Oliveira, 23 anos: O meia está emprestado pelo Metropolitano (SC) até dezembro. Embora tenha sido titular com Vanderlei Luxemburgo, ele perdeu espaço com Mano Menezes, e a decisão de compra é incerta.